O Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul, PPGL/Cruzeiro do Sul-SP, com a finalidade de ampliar o espaço das atividades de internacionalização e cooperação, organiza, em parceria com a Universidade Aberta e a Universidade do Porto, ambas de Portugal, e a Universidade Federal do Ceará, o 7º Seminário Internacional de Linguística – 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual. O evento será realizado no período de 12 a 15 de setembro de 2017, no Campus Anália Franco, da Universidade Cruzeiro do Sul, Av. Regente Feijó, 1295, São Paulo, SP, Brasil.

O Seminário Internacional de Linguística teve sua primeira edição em 2006, incluído no espaço científico do II HUNICON (Congresso Nacional de Humanas da Universidade Cruzeiro do Sul). Em 2007, passou a ter espaço próprio, devido a seu crescimento. O evento, nesse momento, contou com financiamento da FAPESP, trazendo pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes universidades para atividades diversas.

A partir de 2009, passou a ser realizado a cada dois anos. Já consolidado e, contando com recursos da CAPES e FAPESP, pode ampliar sua atuação internacional com a presença de pesquisadores das seguintes instituições IUFM, Paris 8; Université de Poitiers, Università del Salerno, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Aberta e Universidade do Porto.

Em sua 4ª. edição, manteve seu caráter internacional, buscando parcerias que possibilitaram a criação de novo grupo de pesquisa com a Universidade Nova e a Universidade Aberta de Lisboa.

Em 2013, realizou parceria com o Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, LAEL/PUC. Como fruto, foram atendidos mais de mil congressistas.

Em 2015, na edição passada do congresso, as parcerias com as Universidades portuguesas se mantiveram e foram renovados os debates sob o tema “Memória, Discurso e Tecnologias”.

Nesta sétima edição, SIL congregará dois outros eventos: o III Congresso Interdisciplinar de (Des)Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual. A simultaneidade dos eventos permitirá uma ampla discussão das questões relacionadas ao discurso e interdisciplinaridade promovida pelo espaço compartilhado e pela solidária troca intelectual.

O primeiro Congresso Interdisciplinar Cortesia foi realizado em 2012 na Universidade Aberta (Lisboa); a sua segunda edição, em 2014, aconteceu em São Paulo na Universidade Cruzeiro do Sul, que assumiu o evento em parceria com a Universidade Aberta, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O evento contou com ampla participação internacional e trouxe pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), da Universidade de Aarhus (Dinamarca), da Universidade de Valência (Espanha), da Universidade Nacional de Rio Cuarto (Argentina) além dos pesquisadores de Portugal e do Brasil.  

O primeiro Simpósio de Linguística Textual foi promovido pelo Grupo Protexto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Foi um evento temático que reuniu 2 conferências, 5 mesas-redondas, 36 sessões coordenadas, 6 minicursos e apresentação de 51 pôsteres. Nesta segunda edição, por meio da parceria estabelecida com os outros dois eventos já consolidados, o evento acolherá mais pesquisadores dedicados aos estudos do texto ampliando as possibilidades de discussão e divulgação de pesquisas.

O SIL procurou em todas as edições manter seu objetivo de possibilitar ampla discussão acadêmica e científica sobre questões relacionadas às diversas áreas dos estudos da linguagem, promovendo o intercâmbio de pesquisas desenvolvidas em diferentes universidades brasileiras e do exterior. Reafirma nesta sétima edição, ao ampliar o espaço para mais dois eventos, sua vocação tradicional.

A estrutura se mantém como elemento comum com Conferências Plenárias, Mesas-redondas, Simpósios, Diálogos com a graduação, Comunicações Orais, Pôsteres e um espaço reservado para reuniões de grupos de pesquisa do CNPQ e grupos de trabalho da ANPOLL.

Todas as informações podem ser encontradas aqui neste sítio, em português e inglês, que será atualizado com frequência.

Para outros esclarecimentos, entre em contato clicando aqui.