Abaixo, você poderá baixar a programação de cada simpósio, basta clicar no título do mesmo e fazer o download do PDF.

SIMP001- DISCURSO E LEITURA
(DISCOURSE AND READING)
 – Jarbas Vargas e Glaucio Ramos
SIMP002- PAULO FREIRE: INFLUÊNCIAS NO DISCURSO DA ESCOLA DE HOJE
(PAULO FREIRE: INFLUENCES IN THE CURRENT SCHOOL DISCOURSE)
 – Maria Lucia Vasconcelos e Regina Pires de Brito
SIMP003 – GÊNEROS VERBO-VISUAIS: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DE LINGUAGENS
(VERBAL-VISUAL GENRES: DIALOGICAL CONSTRUCTION OF LANGUAGES)
 – Carlos Augusto Baptista de Andrade e Marlon Luiz Clasen Muraro
SIMP004 – GÊNEROS DISCURSIVOS: BASES, LINHAS DE PESQUISA E FERRAMENTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
(DISCURSIVE GENRES: BASES, LINES OF RESEARCH AND THEORETICAL-METHODOLOGICAL TOOLS)
 – Evandro de Melo Catelão e Vicente de Lima Neto
SIMP005 – DISCURSO, MÍDIA E ENSINO: RELAÇÕES DIALÓGICAS
(DISCOURSE, MEDIA AND TEACHING: DIALOGICAL RELATIONSHIPS)
 – Eliana Vianna Brito Kozma e Miriam Bauab Puzzo
SIMP006 – FACE EM COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL
(FACE IN INTERCULTURAL COMMUNICATION)
 – Ulrike Schröder
SIMP007 – (IM)POLIDEZ E COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL (PBLA)
((IM)POLITENESS AND INTERCULTURAL COMPETENCE IN THE TEACHING OF BRAZILIAN PORTUGUESE AS ADDITIONAL LANGUAGE (BPAL))
 – Rodrigo Albuquerque e Cibele Brandão
SIMP008 – A GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E SUAS INTERFACES COM OUTRAS TEORIAS DE TEXTO E DISCURSO
(SYSTEMIC-FUNCTIONAL GRAMMAR AND ITS INTERFACES WITH OTHER THEORIES OF TEXT AND DISCOURSE)
 – Orlando Vian Jr.
SIMP009 – A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM DIFERENTES CONTEXTOS
(PORTUGUESE TEACHERS EDUCATION IN DIFFERENT CONTEXTS)
 – Fátima Aparecida de Souza e Hélio Rodrigues Júnior
SIMP010 – RELAÇÕES INTERTEXTUAIS: ASPECTOS TEXTUAIS E DISCURSIVOS
(INTERTEXTUAL RELATIONSHIP: TEXTUAL AND DISCURSIVE ASPECTS)
 – Aurea Zavam e Maria da Graça dos Santos Faria
SIMP011 – ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS
(ARGUMENTATION IN TEXTS)
 – Mônica Magalhães Cavalcante e Mariza Angélica Paiva Brito
SIMP012 – REFERENCIAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E ANALÍTICOS
(THE QUESTION OF REFERENCE: THEORETICAL AND ANALYTICAL ASPECTS)
 – Alena Ciulla e Silvana Maria Calixto de Lima
SIMP013 – RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA, PONTO DE VISTA E MEDIAÇÃO EM DIFERENTES DOMÍNIOS DISCURSIVOS
(COMMITMENT, POINT OF VIEW, ENUNCIATIVE POSTURE AND MEDIATION IN DIFFERENT DISCURSIVE DOMAINS)
 – Alexandro Teixeira Gomes e Maria das Graças Soares Rodrigues
SIMP014 – CONTEXTO, COERÊNCIA E INTERAÇÃO
(CONTEXT, COHERENCE, AND INTERACTION)
 – Vanda Maria da Silva Elias e Silvia Augusta Albert Bachur
SIMP015 – APLICAÇÕES DA REFERENCIAÇÃO AO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO VALDINAR CUSTÓDIO FILHO (UECE)
(APPLIED ASPECTS OF REFERENTATION IN THE TEACHING OF READING AND WRITING)
 – Geralda de Oliveira Santos Lima
SIMP016 – LINGUÍSTICA TEXTUAL E CORTESIA
(TEXTUAL LINGUISTICS AND COURTESY)
 – Maria da Penha Pereira Lins e Rivaldo Capistrano Júnior
SIMP017 – O ESPAÇO LUSÓFONO EM DISCUSSÃO: LÍNGUAS, CULTURAS E IDENTIDADES
(LUSOPHONE STUDIES: LANGUAGES, CULTURES AND IDENTITIES)
 – Regina Pires de Brito e Neusa Maria Bastos
SIMP018 – QUESTÕES DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA – ASPECTOS INTER E TRANSDISCIPLINARES
(LANGUAGE, LITERATURE AND CULTURE ISSUES – INTERDISCIPLINARY AND TRANSDISCIPLINARY ASPECTS) 
 – Renata Philippov Vera Harabagi Hanna
SIMP019 – LINGUAGEM EM TRANSTORNOS DE SAUDE MENTAL
(LANGUAGE AND MENTAL HEALTH DISORDERS)
 – Ana Paula Mac-Kay
SIMP020 – ESTUDOS DA TRADUÇÃO E DA INTERPRETAÇÃO: QUESTÕES ATUAIS
(TRANSLATION AND INTERPRETING STUDIES: CURRENT ISSUES)
 – Maria Viviane do Amaral Veras e Yuri Jivago Amorim Caribé
SIMP021 – INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM SALA DE AULA
(INTERACTION BETWEEN TEACHER AND STUDENT AND THE CONSTRUCTION OF MEANING IN CLASSROOMS)
 – Claudia Lemos Vóvio e Emerson de Pietri
SIMP022 – LETRAMENTOS, ESFERAS DISCURSIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
(LITERACIES, DISCURSIVE SPHERES AND TEACHERS´ EDUCATION)
 – Paula Baracat de Grande e Cosme Batista dos Santos
SIMP023 – LINGUAGENS DA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA PARA PÚBLICOS NÃO ESPECIALIZADOS
(LANGUAGES OF SCIENCE POPULARIZATION FOR NON-SPECIALIZED AUDIENCES)
 – Maria Eduarda Giering, Juliana Alles de Camargo de Souza e Ana Fukui
SIMP024 – PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA ESTRANGEIROS: LÍNGUA, CULTURA, ENSINO
(BRAZILIAN PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE: CULTURE, LANGUAGE, TEACHING)
 – Regina Célia Pagliuchi da Silveira, Aparecida Regina Borges Sellan e Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro
SIMP025 – EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E AS PEDAGOGIAS COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
(LINGUISTICS EDUCATION AND TEACHING EDUCATION AS A KEY TO ORGANIZE TEACHING METHODS)
 – Dieli Vesaro Palma e Cassiano Butti
SIMP026 – OS CAMINHOS DAS MÍDIAS, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
(THE WAYS OF MEDIA, NEW TECHNOLOGIES AND TEACHING IN PEDAGOGICAL PRACTICES)
 – Sandro Luis da Silva
SIMP027 – MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
(MULTILITERACIES AT SCHOOL: CHALLENGES AND PERSPECTIVES)
 – Ana Cláudia Loureiro e Jaqueline de Moraes Fiorelli
SIMP028 – LITERATURA EM LÍNGUAS DE SINAIS: MAIS DO QUE UM TEXTO LINGUÍSTICO
(LITERATURE IN SIGN LANGUAGE: MORE THAN A LINGUISTIC TEXT)
 – Rachel Sutton-Spence e Fernanda de Araújo Machado
SIMP029 – A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE POSICIONAMENTOS IDENTITÁRIOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL
(THE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF IDENTITY POSITIONS IN YOUTH AND CHILDREN’S LITERATURE)
 – Geovana Gentili Santos e Vanessa Regina Ferreira da Silva
SIMP030 – EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: LAÇOS DE UNIÃO INTER E INTRACULTURAL
(IDIOMATIC EXPRESSIONS: BONDS OF INTER AND INTRACULTURAL UNION)
 – Nancy Aparecida Arakaki e Flavio Biasutti Valadares
SIMP031 – LEITURA E ESCRITA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
(READING AND WRITING: CHALLENGES AND PERSPECTIVES)
 – Manoel Francisco Guaranha e Patrícia Silvestre Leite Di Iório
SIMP032 – VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO BRASIL
(VIOLENCE AGAINST WOMEN IN BRAZIL)
 – Micheline Mattedi Tomazi e Daniel de Mello Ferraz
SIMP033 – TEXTOS E DISCURSOS DE NATUREZA JURÍDICA EM PERSPECTIVA – UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
(LEGAL TEXTS AND DISCOURSES IN PERSPECTIVE: AN INTERDISCIPLINARY APPROACH)
 – Rosalice Pinto, Ana Lúcia Tinoco Cabral e Maria das Graças Soares Rodrigues
SIMP034 – ESTUDOS ESTILÍSTICOS: CONCEITOS E APLICAÇÕES
(STYLISTICS STUDIES: CONCEPTS AND USAGES)
 – Guaraciaba Micheletti e Regiane Raquel Timo
SIMP035 – UMA QUESTÃO CULTURAL E CONTEMPORÂNEA – O OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA O DISCURSO DA IMPRENSA
(A CULTURAL AND COMTEMPORANEOUS ISSUE – THE INTERDISCIPLINARY VIEW TO THE MEDIA DISCOURSE)
 – Maria Teresa Nastri de Carvalho
SIMP036 – O DISCURSO E SEU FUNCIONAMENTO
(DISCOURSE AND FUNCTIONING)
 – Ana Zandwais
SIMP037 – DIMENSÕES SOCIAIS DO TEXTO
 – João Hilton Sayeg de Siqueira
SIMP038 – PRÁTICAS E PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE
(PRACTICES AND PROJECTS: A TEACHING EXPERIENCE)
 – Helba Carvalho e Patrícia Silvestre Leite Di Iório
SIMP039 – A ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO
(ARGUMENTATION IN DISCOURSE)
 – Eduardo Lopes Piris e Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
SIMP040 – ASPECTOS DO DISCURSO EM TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS
 – Maria Dolores Wirts Braga e Elton Luiz Aliandro Furlanetto
SIMP041 – O ENSINO DE TEXTOS POR MEIO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
(TEXT TEACHING THROUGH NEW TECHNOLOGIES)
 – Franklin Oliveira Silva e Suelene Silva Oliveira
SIMP042 – O FAZER HISTORIOGRÁFICO EM LÍNGUA PORTUGUESA: OBRAS DO SÉCULO XVI AO XX
(THE HISTORIOGRAPHIC MAKING IN PORTUGUESE LANGUAGE: WORKS FROM 16TH TO 20TH centuries)
 – Nancy Aparecida Arakaki e Victor Matheus V. da Costa
SIMP043 – PRÁTICAS TECNOLÓGICAS INCORPORADAS AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
(TECHNOLOGICAL PRACTICES INCORPORATED TO PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING)
 – Nelci Vieira de Lima e Gabriel Jimenez Aguilar
SIMP044 – PRAGMÁTICA: INTERFACE ENTRE LÍNGUA E CULTURA
(PRAGMATICS: INTERFACE BETWEEN LANGUAGE AND CULTURE)
 – Elisabetta Santoro, Luiz Antônio Da Silva e Maria Zulma Kulikowski
SIMP045 – CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO BAKHTINIANO: O PESQUISADOR E O OBJETO DE ESTUDO
(CONTRIBUTIONS OF BAKHTINIAN THOUGHT: RESEARCHER AND STUDY OBJECT)
 – Mayra Pinto e Fabrício César de Oliveira
SIMP046 – (IM)POLIDEZ LINGUÍSTICA NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET ((IM) POLITENESS ON INTERNET SOCIAL NETWORKS)
 – Georgia Maria Feitosa e Paiva
SIMP047 – ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENFOQUE EM RECURSOS DIGITAIS
(ARGUMENTATION AND PORTUGUESE TEACHING: FOCUS ON DIGITAL RESOURCES)
 – Zilda Aquino e Renata Palumbo
SIMP048 – OS CAMINHOS DA ESTILÍSTICA COMO APARATO PARA O ENSINO DE LÍNGUA
(STYLISTICS PATHS AS A LANGUAGE TEACHING TOOL)
 – Magalí Sparano e Ana Elvira Luciano Gebara